O Assistente de Adição de Impressoras
do ∪︀
Se carregar no ícone mais à esquerda da barra de ferramentas , na parte superior da janela, irá iniciar o Assistente de Adição de Impressoras
.
Este assistente irá conduzi-lo por vários ecrãs, de modo a instalar uma nova impressora. De momento, este assistente funciona para o ∪︀ e para o módulo do ambiente RLPR. O número de passos depende do sub-sistema de impressão actual que está activo na máquina do utilizador.
Iniciar
O ecrã de boas-vindas indica-lhe que poderá recuar, em qualquer altura, na alteração de uma opção.
O ecrã de introdução do assistente do &tdeprint;
O ecrã de introdução do assistente de impressoras
Selecção da Infra-Estrutura
Escolha o protocolo da infra-estrutura
que o ∪︀ deve usar com a sua impressora nova. Existem as seguintes alternativas:
impressora local (série, paralela, USB)
fila remota de LPD
impressora partilhada por SMB (&Windows;)
Impressora de Rede (TCP, &HP; JetDirect, AppSocket)
Impressora de rede com &IPP; (&IPP;HTTP)
Impressora de ficheiro
Impressora série fax/modem
Classe das Impressoras
Se algumas das opções estiverem acinzentadas, não estão disponíveis. Por exemplo, poderá não ter nenhum 'software' de fax ou nenhum modem instalado para o usar.
Escolher o seu sistema de impressão
Escolher o seu sistema de impressão
Configuração Directa da Rede
O conteúdo do seu próximo ecrã depende da sua escolha no ecrã anterior. Se souber os detalhes, podê-los-á introduzir, de modo a configurar as opções de rede directamente.
Nos outros casos, o assistente pode pesquisar na rede para o ajudar a decidir quais as opções que poderão ser úteis.
Pesquisa na rede do assistente do &tdeprint;
No assistente do &tdeprint;, poderá indicar os detalhes da rede directamente ou poderá pesquisar na rede automaticamente.
Obtenção de Informações Através da Pesquisa na Rede
Se você utilizar uma das ligações de rede (LPD remoto, SMB, ∪︀ remoto, impressora de rede através de &IPP;), terá uma opção de pesquisa na rede. É bom ter cuidado ao aplicar isto; em alguns ambientes, as pesquisas de rede são considerados actos hostis!
No caso do SMB, o &tdeprint; irá usar os utilitários nmblookup e smbclient (que deverão estar instalados para isto funcionar) para obter as informações que são necessárias para apresentar uma estrutura em árvore.
No caso do &IPP; (Porto 631) e das redes TCP e AppSocket (Porto 9100), o &tdeprint; irá tentar aceder ao porto e, se tiver sucesso, envia um pedido ipp-get-printer-attribute para a impressora. Para as impressoras &HP; mais recentes, este último caso funciona normalmente, dado que suportam tanto o AppSocket como o &IPP;.
Algumas impressoras ou fabricantes utilizam outros números de portos para a impressão directa por TCP/IP. O utilizador poderá precisar de obter o porto a usar. O botão Configuração na janela permite-lhe configurar a sua pesquisa, incluindo os endereços IP, os portos e os tempos-limite a usar.
Mais uma vez: tenha cuidado para não ser mal-interpretado como um intruso na sua rede, ao usar a técnica de pesquisa.
Janela de configuração da rede do assistente do &tdeprint;
No assistente do &tdeprint;, você poderá indicar os parâmetros para o assistente poder pesquisar em áreas da sua rede.
Selecção do Modelo da Impressora
A parte mais complicada é, provavelmente, a Selecção do Modelo da Impressora
. Anteriormente, a situação era complicada, porque existiam muito poucos controladores pelos quais pesquisar. Agora é complicada por existirem demasiados, sendo muitos deles excelentes, enquanto outros estão mal feitos.
Se tiver uma base de dados
actual das impressoras disponíveis no seu sistema, seleccione o fabricante na parte esquerda da janela, em primeiro lugar, e depois o modelo do dispositivo na parte direita. Esta janela repartida mostra todos os &PPD;s encontrados pelo ∪︀ no seu repositório de &PPD;s instalados. Este repositório está normalmente em /usr/share/cups/model/. Se desejar que o seu controlador seja encontrado automaticamente pelo ∪︀ e pelo &tdeprint;, coloque-o aí.
Selecção do Controlador
No próximo ecrã, verá uma descrição do controlador seleccionado anteriormente. Esta descrição é extraída do &PPD; usado no momento.
Para uma verdadeira impressora &PostScript;, nunca tente instalar um &PPD; do Foomatic
ou do Gimp-Print
, mesmo que seja oferecido; não irá ficar satisfeito com ele. Em vez disso, procure o &PPD; original do fabricante, de preferência o que foi desenvolvido para o &Windows; NT, e use este.
Algumas distribuições do &Linux; forneceram ao ∪︀ todas as combinações possíveis de filtros do ghostscript e ficheiros &PPD; dofoomatic
que conseguiram encontrar na rede. Alguns deles são, de certo modo, inúteis; foram gerados há um ano, quando o pessoal do www.linuxprinting.org fez as suas primeiras experiências com &PPD;s de terceiros para o ∪︀. Embora sejam considerados Alpha
nesta altura, eles começaram a seguir uma vida própria e podem agora ser encontrados em vários locais na Internet, não devendo favores nenhuns ao ∪︀.
Se não tiver a certeza de quais deverá usar, veja em:
http://www.linuxprinting.org
http://www.cups.org
E peça ajuda. Numa fase posterior, irá aparecer um documento que detalha as diferenças dos diferentes controladores e modelos de &PPD; em http://tdeprint.sourceforge.net/. Fique atento!
Através do botão Outro..., consegue obter qualquer &PPD; localizado no seu sistema de ficheiros.
Teste da Impressora e Obtenção da Configuração Correcta
Efectue a configuração preliminar do controlador agora. A mais importante é o tamanho do papel por omissão. Este está, em muitos dos casos, configurado como Carta
. Se viver num país onde se usa o A4
e não quiser que a sua primeira página de teste encrave, é agora a altura de evitar isto.
Está prestes a iniciar uma impressão de teste. Carregue no botão Testar.
Selecção do Separador
O último ecrã permite-lhe seleccionar se deseja usar, e quais, os 'banners' ou separadores que marcam o início e/ou fim de cada tarefa de impressão nessa impressora. Também poderá seleccionar e desligar os 'banners', antes de imprimir nas janelas de opções das tarefas.
Se precisar de usar 'banners' personalizados, copie-os para o /usr/share/cups/banners/, de modo a ficarem disponíveis para selecção. Necessitam, porém, de ser ficheiros &PostScript;.
Finalmente: Baptizar a sua Nova Impressora
O último ecrã permite ao utilizador introduzir um nome para a sua nova impressora.
O nome deve começar por uma letra, podendo conter números e sublinhados com um tamanho máximo de 128 caracteres. Respeite esta regra, se quiser evitar comportamentos estranhos do seu servidor de ∪︀. Os nomes das impressoras no ∪︀ não distinguem maiúsculas de minúsculas! Este é um requisito do &IPP;. Por isso, os nomes DANKA_infotec, Danka_Infotec e danka_infotec representam, todos eles, a mesma impressora.
O Ecrã Final de Confirmação